segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Na reta final, Lúdio Cabral ultrapassa Mauro Mendes em pesquisa Gazeta Dados

Faltando 6 dias para a eleição, o candidato do PT à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, ultrapassou pela primeira vez Mauro Mendes (PSB). É o que mostra a 5ª rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados, realizada neste domingo (30). Apenas 1 ponto percentual separa os 2 principais concorrentes na amostragem de voto estimulado, quando 40% dos entrevistados declararam preferência pelo petista e, 39%, pelo socialista.
 
Com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, os concorrentes estão tecnicamente empatados. Mas o petista mantém a trajetória de crescimento, enquanto o empresário, que iniciou a campanha na liderança com ampla vantagem, após queda brusca, vem registrando um aumento discreto nas últimas rodadas.
 
Desde o primeiro levantamento, Lúdio avança na corrida por eleitores. Saiu de 8%, passou a 19%, subiu para 30%, 36% e atingindo agora os 40%. São 32 pontos percentuais de crescimento num intervalo de 56 dias. Já Mauro iniciou a disputa 40 pontos percentuais à frente do segundo colocado. Ele tinha 48%, caiu a 40%, depois para 37% e, num sinal de recuperação, foi a 38% e chega aos 39%, indicando que após uma queda acentuada nas 2 primeiras rodadas do Gazeta Dados, conseguiu certa estabilidade.
 
Guilherme Maluf (PSDB) atinge seu menor percentual de intenção de votos, com apenas 5%, metade do que tinha no 1ºlevantamento, quando ocupava a segunda posição, porém, permanece estável desde a 3ªrodada, quando caiu a 6%. Os outros 3 candidatos não apresentaram variações expressivas ao longo da campanha. Procurador Mauro (Psol) oscilou entre os 4% e 3% das intenções, ficando com este último índice, como quarto colocado, à frente de Carlos Brito (PSD), que saiu de 3% na 3ª rodada, baixando aos 2% atuais. O lanterninha, Adolfo Grassi (PPL) não é citado pelos eleitores desde o início de setembro, quando teve seu melhor desempenho, atingindo 1% do eleitorado.
 
Conforme se aproxima o dia da votação, no próximo domingo (7), o número de indecisos cai gradativamente. No começo de agosto, antes do início da propaganda eleitoral gratuita, somavam 19% do total, um mês depois, aumentou para 21% e vem diminuindo desde então, chegando a 8%. O percentual ainda é suficiente para os primeiros colocados tentarem emplacar a vitória no 1º turno. Votos brancos e nulos são 3%.
 
Para vencer o pleito no domingo (7), o candidato precisa de um voto a mais que a metade dos válidos, ou seja, retirando-se os brancos e nulos. Neste caso, os números indicam que, se a votação fosse hoje, a decisão seria adiada para o 2ºturno, com o petista entrando com 45% dos votos válidos, contra 44% do empresário. Maluf, que tenta uma vaga neste cenário, teria apenas 6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário