quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Lúdio Cabral propõe energia solar para iluminação pública de Cuiabá

O candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) defendeu nesta quarta-feira a adoção de políticas ambientalmente sustentáveis na administração pública. Entre outras medidas, ele informou que, se eleito, pretende substituir gradativamente o modelo energético nos órgãos públicos municipais e nas vias públicas, investindo, por exemplo, no uso da luz solar como fonte de energia.

Outra medida adotada pelo petista será a reorganização da coleta e destinação do lixo na capital, estruturando a política municipal de resíduos sólidos para o reaproveitamento do lixo orgânico como fonte de energia.

A alternativa foi apontada pelo pesquisador e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Teixeira, segundo o qual a universidade já possui tecnologia suficiente para utilizar a radiação de microondas para a geração de energia à partir do lixo orgânico, mas este conhecimento nunca foi aproveitado pelos gestores públicos locais. “É preciso pensar não somente na destinação do lixo, mas na agregação de valor a ele para que deixe de ser um problema. Hoje já temos tecnologia para secar o lixo com economia de energia,um estudo que está em etapa final de desenvolvimento”.

O investimento em urbanização para tornar a cidade mais acolhedora é urgente, apontam os
ambientalistas. Entre as ações necessárias está o plantio de árvores, o aumento da iluminação pública, ampliação de calçadas e investimentos em parques e praças públicas, que tenderá a levar o povo para as ruas, inibindo também a criminalidade. Outra demanda é o investimento nas construções sustentáveis, dentro dos princípios da bioarquitetura, ação prevista no programa de governo de Lúdio Cabral.

O petista também planeja implantar o Plano Municipal de Arborização e Áreas Livres, criando novas praças, parques e pontos turístico-ecológicos na cidade, cujo uso será instensificado com ações culturais e esportivas para a população. “Cuiabá precisa voltar a merecer o título de cidade verde e a maneira mais efetiva de realizar isso é com a adoção de políticas ambientalmente sustentáveis, promovendo também a participação popular em toda esta discussão”, disse o candidato.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário