sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Lúdio Cabral defende incentivo à economia solidária em Cuiabá


 
O candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) pretende, se eleito, criar em Cuiabá a política municipal de Economia Solidária, que prevê a instituição de uma lei municipal, um fundo e um conselho específicos. Ele esteve reunido nesta quinta (9) com a coordenação do Centro de Formação de Economia Solidária da Região Centro-Oeste e com o Setorial de Economia Solidária do Partido dos Trabalhadores.

A economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza com foco na valorização do ser humano acima do capital, que prevê formas de produção associativistas e cooperativistas, onde o trabalhador tem autonomia sobre seu trabalho, em contraposição à condição de empregado assalariado.
 
No âmbito da gestão municipal, Lúdio Cabral propõe criar uma secretaria específica ou um núcleo subordinado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento para tratar do tema e implantar um espaço para comercialização dos produtos e capacitação dos empreendedores.
 
Na administração de Lúdio Cabral serão incentivados a produção, o agroextrativismo, a coleta, a transformação e a prestação de serviços para incentivar a agricultura peri urbana, que se caracteriza pela produção, no perímetro urbano, de hortaliças, frutas, ervas medicinais e animais para consumo próprio, trocas, doações e venda.
 
O petista planeja ainda incentivar a formação de grupos produtivos autogestionados em áreas com confecção, cultura, produção de alimentos, serviços, estética, artesanato, produção de fitoterápicos, entre outros, além de incentivar grupos de consumo consciente e a organização de Bancos Comunitários e Fundos Rotativos Solidários. A merenda escolar será adquirida junto a agricultores familiares e de empreendimentos solidários, adotando critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário