quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Lúdio discute ações para as políticas sociais com profissionais da área

O candidato a prefeito de Cuiabá pelo PT, Lúdio Cabral, apresentou ontem, terça-feira (31), seu programa de governo à diretoria do Conselho Regional de Assistência Social (CRESS).
Entre as ações previstas no programa de governo estão, a elaboração do Mapa da Exclusão de Cuiabá, identificando as parcelas mais vulneráveis da população e a ampliação do atendimento a estas pessoas com a articulação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e toda a sua rede de proteção social.
De acordo com ele, em Cuiabá, há cerca de 100 assistentes sociais atuando nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e unidades de saúde. Uma das metas é promover ações de prevenção que integrem as pastas de Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Lazer e Saúde, envolvendo as famílias e fortalecendo espaços como centros comunitários nos bairros.
Lúdio também se comprometeu a ampliar o número de famílias referenciadas nos programas de assistência social em parceria com o Governo Federal.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Assistência Social (CRESS), Aparecido Samuel de Castro, apenas 40assistentes sociais que atuam no município são funcionários efetivos. Ele ressaltou que os contratos temporários tornam precárias as condições de trabalho e desmotivam os profissionais.
O CRESS repassou a Lúdio Cabral uma minuta de lei para regulamentar a inserção do assistente social na educação básica, atuando junto às famílias no encaminhamento para os programas sociais e na elaboração e implementação das políticas educacionais.
Cerca de 60municípios de todo o País já regulamentaram este modelo por meio de legislação municipal.
Fonte: Mídia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário