segunda-feira, 30 de julho de 2012

Lúdio Cabral debate programa de governo com imprensa


Publicado em: 28 de julho de 2012
http://www.ludio13.com.br/


Lúdio Cabral debate programa de governo com imprensa
O candidato a prefeito pela coligação “Cuiabá, Mato Grosso, Brasil”, Lúdio Cabral, inovou ao discutir seu programa de governo com a imprensa, em um bate-papo de cerca de duas horas nesta sexta (27) em Cuiabá.
O encontro aconteceu no hotel Holliday Inn Express e se desenrolou de maneira informal, com o candidato detalhando aos jornalistas os princípios, áreas temáticas e propostas de seu programa de governo “Cuiabá Mais Saudável, Sem Medo de Ser Feliz”, que contém mais de 300 propostas de ação nas áreas de saúde, segurança, turismo, meio ambiente e para segmentos marginalizados da população, como as mulheres e a população negra.
Ele apresentou os princípios de seu governo: a mobilização popular, a ressignificação do papel e da responsabilidade do poder público, a participação popular e o controle social das ações do executivo municipal. “Precisamos reconstruir, na prática, uma Cuiabá inclusiva, que garanta os direitos que a população tem e olhar para aquelas parcelas mais vulneráveis da população – os ribeirinhos , deficientes, mulheres, negros, moradores das periferias – algumas das quais são colocadas propositalmente na invisibilidade, pois quando se é invisível não se faz pressão sobre o poder público”, asseverou.
Lúdio elencou a saúde como sua principal bandeira e anunciou que vai reorganizar o sistema municipal de saúde, com atenção especial ao atendimento primário, feito pelos postos de saúde e unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) e que implantará 30 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), agregando às equipes do PSF profissionais como psicólogos e professores de Educação Física, além de especialidades que sejam necessárias na região atendida pela unidade, com o objetivo de oferecer atendimento preventivo.
O candidato também informou que fará concursos públicos anuais na área de saúde, valorizando os 6 mil servidores, dos quais 3.800 estão sob contratos de trabalho precários, e inserindo na rede do SUS os cerca de 500 profissionais de saúde formados anualmente pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Defendendo a participação popular em seu mandato, ele se assegurou que irá fortalecer mecanismos de controle social como conselhos e conferências.
Educação
Em Cuiabá, 22 mil crianças entre 0 e 5 anos não têm acesso à educação.  Lúdio se comprometeu a implantar localmente os programas federais Brasil Carinhoso e Pró Infância, além de valorizar o trabalhador da educação e, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos , da Conab, cumprir a legislação federal que estabelece que 30% da merenda escolar venha da agricultura familiar.
Lúdio Cabral ressaltou a importância de se criar mecanismos de gestão permanentes para garantir a continuidade destas políticas. “Esta mudança é uma tarefa de uma geração, não apenas de um governo. Ela vai começar no primeiro dia de nosso mandato”.
O candidato informou que não terá problemas para garantir a governabilidade, pois contará com a mobilização da sociedade. “A população, em diálogo com a Câmara, vai estabelecer uma simbiose para fiscalizar as responsabilidades que nós temos”.
Cabral contestou os críticos do Veículo Leve Sobre Trilhos . “Quem critica o VLT hoje está cometendo um erro enorme. O VLT é uma realidade, nosso papel como administrador do município é, a partir disso, organizar todo o sistema de trânsito e transporte de Cuiabá”, disse ele, informando que o novo transporte deve diminuir em 2/3 o trajeto dos ônibus na capital e que, segundo a Secopa, até mesmo a tarifa pode ser menor, visto que os custos com manutenção serão reduzidos.
Uma das ações que vão preparar a cidade para receber a Copa do Mundo de 2014 , a proposta do candidato é  institucionalizar a cultura do esporte, promovendo melhorias estruturais nos mini-estádios e ginásios.

Neusa Baptista
Assessoria de Imprensa
comunicação Lúdio Cabral 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário