terça-feira, 17 de julho de 2012

Estratégia para fortalecer agricultura familiar em Mato Grosso é tema de encontro




 Site do MDA 
Publicada em 11/07/2012 07:25

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, recebeu na tarde desta quarta-feira (11), em Brasília (DF), o governador de Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa, para discutir estratégias de fortalecimento da agricultura familiar no estado. Durante o encontro, Pepe apresentou os programas do MDA que podem ser acessados pelos produtores mato-grossenses e ampliados pelo governo estadual, como o Mais Alimentos, programa de fomento de compra de maquinários, com juros a 2% ao ano, carência de três anos e prazo de dez anos para quitar a dívida.
Até o momento, o Mais Alimentos, linha de crédito do Pronaf, financiou mais de R$ 362 milhões para agricultores familiares de Mato Grosso comprarem máquinas e equipamentos, num total de 5.462 contratos. O programa, que contempla mais de 3,6 mil itens, além de equipar o produtor familiar, contribui para o aquecimento da economia local por meio da compra do maquinário financiado.
Assistência técnica e extensão rural (Ater), máquinas adquiridas por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e abastecimento de água nos assentamentos agrícolas também foram pauta da conversa.
Pepe Vargas informou que o MDA  já entregou 1.275 retroescavadeiras do PAC 2 para cerca de 1.300 municípios de 26 estados, incluindo Mato Grosso. “Agora, vamos universalizar a ação. Todos os municípios de até 50 mil habitantes e que estão fora das regiões metropolitanas vão receber”, disse ao lembrar que, recentemente, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a doação de mais 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras. “Para que todos também recebam as motoniveladoras, estamos orientando para que os municípios se organizem em consórcios”, explicou.
A ação do PAC 2 visa melhorar as condições das estradas vicinais em todo o país. São por essas vias que os produtos da agricultura familiar são transportados até os pontos de comercialização e, também, por onde passam ambulâncias e ônibus escolares que atendem a população rural.
A ideia do governador é criar, em conjunto com o governo federal e as prefeituras de Mato Grosso, um programa estadual de fortalecimento da agricultura familiar. “A maior parte das pessoas em situação  de extrema pobreza em nosso estado estão no campo, queremos concentrar esforços para mudar esta realidade”, frisou Silval. “Temos uma sintonia de pensamentos muito forte, precisamos criar condições para que essas pessoas possam se desenvolver”, reforçou Pepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário