O Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), está investindo na expansão do sistema rodoviário brasileiro, sua manutenção, segurança rodoviária, estudos e projetos. A expansão do sistema prevê obras em duplicação, pavimentação, acesso a portos, contornos e travessias urbanas, para a eliminação de pontos de estrangulamento em eixos estratégicos, além do desenvolvimento de novas regiões, ampliação da integração física nacional aos países vizinhos e redução do custo do transporte. A melhoria da qualidade e tráfego nas rodovias, para reduzir o índice de acidentes, a garantia de carteira de projetos para investimentos no setor com previsão de integração a outros modais (ferrovias e hidrovias) e concessão de rodovias com grande volume de tráfego também são objetivos desse setor do eixo Transportes.
Veja a lista de empreendimentos:
- BR-163/PA/MT - Trecho 3 - MT
- Balanças - lote 01 - AC MT RO
- BR-080/MT - Construção e Pavimentação (Div GO/MT - Entr Br-158, incluindo ponte pobre rio Araguaia) - MT
- BR-158/MT - Construção - Divisa PA/MT – km 213 - MT
- BR-158/MT - Construção/Pavimentação - Alô Brasil - Ribeirão Cascalheira - MT
- BR-158/MT Subtrecho Area indígena - Km 213 - Alô Brasil: - MT
- BR-158/MT Subtrecho km 135 - km 201 - Lote 03 - MT
- BR-158/MT Subtrecho km 69 - km 135 - Lote 02 - MT
- BR-163/364/MT - Rondonópolis - Cuiabá - Posto Gil - MT
- BR-163/MT - Adequação de Capacidade (Posto Gil - Sinop) - MT
- BR-163/MT - Pavimentação - Guarantã do Norte - Divisa MT/PA - Travessia urbana de Guarantã - MT
- BR-163/MT -Travessia de Sorriso - MT
- BR-163/MT- Pavimentação - Guarantã do Norte - Divisa MT/PA - MT
- BR-242/MT Subtrecho Querência - Sorriso - MT
- BR-364/070/MT - Contorno Sul de Cuiabá - MT
- BR-364/MT - Contorno Norte de Cuiabá - MT
- Controle de Velocidade - MT
- Estudos e projetos a executar - MT
- Estudos e projetos em execução - MT
- Manutenção a executar - MT
Sobre o PAC
Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.
Pensado como um plano estratégico de resgate do planejamento e de retomada dos investimentos em setores estruturantes do país, o PAC contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda, e elevou o investimento público e privado em obras fundamentais.
Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho criados no período.
Teve importância fundamental para o país durante a grave crise financeira mundial entre 2008 e 2009, garantindo emprego e renda aos brasileiros, o que por sua vez garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços, mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais.
Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, com o mesmo pensamento estratégico, aprimorados pelos anos de experiência da fase anterior, mais recursos e mais parcerias com estados e municípios, para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.
Fonte: http://www.pac.gov.br
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