quarta-feira, 28 de março de 2012

Água Boa está entre os dez municípios com a gestão orçamentária mais eficiente do estado


A Prefeitura Municipal de Água Boa está entre os dez municípios com a gestão orçamentária mais eficiente de Mato Grosso. O município melhora ainda mais sua posição no ranking, quando se analisa os índices de desenvolvimento educacional. Água Boa ocupa a segunda posição.

A pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) analisou a qualidade da gestão fiscal e de desenvolvimento dos municípios brasileiros. O sistema Firjan acompanhou a evolução socioeconômica de 5.564 municípios brasileiros.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Edilson Spenthof, o alto índice de desenvolvimento educacional é resultado dos investimentos destinados ao setor. “São vários fatores combinados: a melhoria da infraestrutura, modernização dos prédios escolares, aquisição de material permanente, com climatização das salas de aula em andamento, o dinheiro direto na escola e a gestão democrática instituída em Lei”, apontou o secretário.

Spenthof também destacou os investimentos na formação inicial e continuada e a política de valorização dos profissionais da educação. “O plano de carreira com regras claras de ascendência vertical e horizontal, com reajustes salariais que se iniciou em 2009, fez crescer a massa salarial dos profissionais da educação em 45,3% acima da inflação. Na verdade, é uma série de combinações aliadas a um forte desejo de melhoria constante de todos os profissionais: professores, apoio, funcionários da própria secretaria e assessoria pedagógica o que acabou resultando também na elevação dos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, destacou o gestor da educação, lembrando que o município já atingiu 4,9 nas séries iniciais e 5,0 nas séries finais, bem acima da média estadual, antecipando a meta nacional.

A pesquisa

O IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal) considera três áreas de desenvolvimento – Emprego e Renda, Educação e Saúde – e utiliza de estatísticas oficiais municipalizadas divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Os dados oficiais mais recentes disponíveis são de 2009.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento.

Fonte: PT Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário